DHMed

SedLine® pode reduzir o delírio no pós-operatório

delírio no pós-operatório
Masimo Root ® com SedLine ® Monitoramento da função cerebral

A Masimo anunciou um estudo prospectivo na Frontiers in Neurology onde foi investigado se a anestesia geral guiado pelo SedLine® poderia reduzir a incidência do delírio no pós-operatório (PODE) em pacientes submetidos à endarterectomia carotídea (CEA).

O que é o delírio no pós-operatório?

O Delírio no pós-operatório é uma Síndrome Mental Aguda que tem como causa uma disfunção cerebral difusa consequente da ação de fatores predisponentes e precipitantes que agem sinergicamente.

O estudo sobre o delírio no pós-operatório:

Usando uma combinação do Índice de Estado do Paciente (PSi) SedLine, um índice baseado no eletroencefalograma processado (EEG) e a Matriz Espectral de Densidade (DSA), que representa o poder do EEG em ambos os lados do cérebro, para guiar a anestesia durante o procedimento, os pesquisadores descobriram um risco significativamente reduzido do delírio no pós-operatório e concluíram que os pacientes podem se beneficiar do monitoramento de vários parâmetros de EEG durante a cirurgia.

Durante as pesquisas foi possível observar que o suprimento de sangue no cérebro pode ser interrompido durante o CEA o que torna a função cerebral vulnerável. Os autores inscreveram 255 pacientes agendados para CEA e os dividiram aleatoriamente em um grupo de intervenção (n = 127, idade média de 62) e um grupo padrão (n = 128, idade média de 63). 

No grupo de intervenção, a anestesia geral foi tratada com uma combinação de Masimo SedLine PSi e monitoramento DSA (projetado para reduzir o risco de surto de supressão intraoperatória de EEG); no grupo padrão, PSi sem monitoramento DSA foi usado. 

Em ambos os grupos, os pacientes também foram monitorados com ultrassom Doppler transcraniano contínuo e espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS) (projetado para evitar hipoperfusão ou hiperperfusão cerebral perioperatória). O desfecho primário foi a incidência de DPO, medida usando o Método de Avaliação de Confusão, durante os primeiros três dias após a cirurgia.

Resultados do estudo:

Os desfechos secundários foram tempo de internação pós-operatório (LOS) e outras complicações neurológicas. Uma equipe de neurofisiologistas revisou independentemente os dados de EEG adquiridos pelo SedLine para calcular a duração cumulativa da supressão de explosão para cada paciente.

Os pesquisadores descobriram que a incidência de POD foi significativamente menor no grupo de intervenção (7,87% dos pacientes) em comparação com o grupo padrão (28,91% dos pacientes, p <0,01). Os pacientes do grupo de intervenção também gastaram significativamente menos tempo geral com a supressão de EEG. Não houve diferença significativa na incidência de outras complicações neurológicas.

Os pesquisadores concluíram que o manejo da anestesia geral guiada por eletroencefalograma processado, consistindo em PSi combinado com monitoramento de DSA, pode reduzir significativamente o risco do delírio no pós-operatório em pacientes submetidos à CEA. 

Clique aqui e solicite informações
Compartilhe em suas redes sociais!